terça-feira, 16 de agosto de 2011

Etapa de iniciação esportiva e suas fases de desenvolvimento


A etapa de iniciação esportiva é um período que abrange desde o momento em que as crianças iniciam-se nos esportes até a decisão por praticarem uma modalidade apenas. Isto posto os conteúdos devem ser ensinados respeitando fase e o desenvolvimento das crianças em questão. Sendo assim optamos por dividir a iniciação esportiva em três fases que serão mostradas a seguir. (OLIVEIRA E PAES, 2004).

v  Fase de iniciação esportiva I
Essa fase corresponde a crianças entre 7 e 10 anos. As atividades devem ter caráter lúdico, participativo e alegre, oportunizando o ensino da técnica desportiva, estimulando o pensamento tático. Todos os educandos devem ter a possibilidade de acesso aos processos educativos dos jogos e brincadeiras que influenciam positivamente do processo de ensino-aprendizagem. (OLIVEIRA E PAES, 2004).
      Paes (1989) cita que no processo evolutivo a educação do movimento buscando o aprimoramento dos padrões motores e ritmo geral as atividades lúdicas e recreativas tem importância fundamental, pois nessas atividades pode-se trabalhar de forma ampla desenvolvendo capacidades como coordenação, velocidade, flexibilidade e nessa fase da vida da criança entre 7 e 10 anos em média os educandos encontram-se favorecidos devido a plasticidade do sistema nervoso central e as atividades devem ser desenvolvidas sobre diversos ângulos: complexidade, variabilidade, diversidade e continuidade em todo o processo de desenvolvimento. (HAHN APUD OLIVEIRA E PAES,2004)
            Segundo Weineck (1999) as crianças nessa faixa etária anteriormente citada demonstram muita determinação para brincadeiras com variações de movimentos. Este fato mostra que se devem proporcionar as crianças envolvidas no processo um ambiente agradável para que a criança possua seu desenvolvimento sem maiores prejuízos.
            Paes (2001) acredita que os conteúdos abordados devem ser o domínio do corpo, manipulação de implementos, recepção da bola, passes, etc. As regras devem ser adaptadas para adequar-se as capacidades das crianças, pensamento esse que concordo e acredito que seria importante para realização de um trabalho mais eficiente por parte do professor.


v  Fase de iniciação esportiva II
Essa fase é marcada por oportunizar os jovens à aprendizagem das mais diversas modalidades esportivas atendendo indivíduos entre 11 e 13 anos aproximadamente, correspondendo a primeira idade puberal. Nesta fase da-se à aprendizagem de diversas modalidades esportivas dentro de suas especificidades. (OLIVEIRA E PAES, 2004)
Na iniciação esportiva deve-se buscar uma aprendizagem diversificada e motivacional, com objetivo de desenvolver de forma geral o educando. Nesta fase existe muita preocupação dos alunos com a auto-imagem, socialização e valorização, por intermédio dos princípios educativos na aprendizagem dos jogos coletivos. (GRECO, 1998; KREB’S,1992, OLIVEIRA, 1988; E PAES, 2001 APUD OLIVEIRA E PAES, 2004)
Os iniciantes devem participar de jogos e atividades advindos do esporte praticado e até mesmo de outros, que ajudem no desenvolvimento da bilateralidade e no preparo com a base diversificada do esporte escolhido. As competições devem ter caráter participativo, possibilitando ao educando a experiência ligada as competições, mas sem ainda busca do resultado. (OLIVEIRA E PAES, 2004).
Weineck (1999) acredita que além da ótima fase para aprender, onde as diferenças em relação à fase anterior são graduais e as transições contínuas, as capacidades coordenativas dão base para futuros desempenhos, devendo o professor cuidar para evitar a especialização precoce.
v  Fase de iniciação esportiva III
Essa fase corresponde à faixa entre 13 e 14 anos, ou seja, com os alunos passando pela pubescência. Nesta fase deve ser focada a automatização e refinamento dos conteúdos aprendidos anteriormente, e aprendizagem de novos conteúdos de suma importância nesse momento de desenvolvimento esportivo. (OLIVEIRA E PAES, 2004)
Ainda segundo os mesmos autores a idade e o biótipo, além da motivação são características importantes para a escolha da modalidade desejada ou pela busca do refinamento dos gestos e da aprendizagem dos conteúdos aprendidos nas fases anteriores, buscando assim a fixação em uma só modalidade esportiva.
Para Weineck (1991) apud Oliveira e Paes (2004) a seleção de atletas adolescentes é realizada com base em dimensões morfológicas e qualitativas além das dimensões corporais. As condições físicas, além de outros fatores, como afetivos e sociais, são fortes fatores que influenciam na detecção de futuros talentos. Assim sendo a preparação dos fatores técnico-táticos recebe parte considerável do treinamento, no entanto os autores consideram importante o desenvolvimento dos atletas aliado a outros fatores como, por exemplo, o desenvolvimento das capacidades físicas. O foco é desenvolver todas as capacidades, de forma homogênea buscando preparar os adolescentes para a vida e para posteriores práticas especializadas.
Com base nas considerações até aqui apresentadas pelos diversos autores nos leva a pensar que dentro do processo de iniciação em diversos esportes existe uma tendência de diversos profissionais conduzirem seus alunos ao uma especialização precoce.

4 comentários:

  1. Muito bom o artigo. Vai diretamente de encontro a prática do futebol, vide o artigo da globo.com que republiquei em meu blog afirmando que os atletas de 15 anos estão velhos para a formação. Estão querendo atletas prontos, física, técnica e taticamente prontos já aos 15. Especialização precoce pura.

    Você é o cara, Gileno!!!

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. como posso trabalhar um conteúdo ex: regras basicas do voleibol em mais de uma série? Fundamental II

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