domingo, 11 de dezembro de 2011

Atividade Física em foco - a falta de compromisso das autoridades

Saindo um pouquinho da linha do blog, que versa sobre a iniciação esportiva, falarei sobre uma péssima experiência que passei ao estar ministrando aula num famoso parque da Cidade do Recife. Minha aluna estava em seu primeiro quilômetro quando ao achar que estava demorando muito fui procurá-la e me deparo com ela executando massagem cardíaca ( ela é médica cardiologista) num senhor desacordado próximo a um banco situado no lado oposto ao que eu estava. O senhor tinha sofrido um infarto ela, um estudante de medicina estavam lá, tentando reanimá-lo. Ainda tentei ajudar revezando com eles para que eles tivessem um tempo para descansar já que a massagem cansa muito quem a executa. O socorro chegou, e o senhor após 25 min desacordado foi renimado dentro da UTI móvel mas soube através da minha aluna que a noite ele não resistiu e veio a falecer.
Após esse preâmbulo venho a fazer a seguinte pergunta:

Todo esse apelo das autoridades e meios de comunicação para que a população seja mais ativa, busque exercitar-se, campanha pela utilização de parques e praças públicas, é correto não haver nenhuma estrutura de primeiros socorros no local? Não hám um médio, um enfermeiro sequer nesses locais. Existem sim professores e estagiários de Educação Física que mesmo com treinamento para utilizar disfribiladores não contam com nenhum a disposição.


Autoridades, olhem com mais respeito para os praticantes de atividades físicas, existem muitos idosos, cardiopatas, entre outros portadores de patologias utilizando os espaços públicos. Esse é um apelo de um apreciador, praticante e professor de atividades físicas.

Gileno Siqueira

Um comentário: